Eis as conclusões dos diversos grupos de trabalho:
Saúde e alimentação natural
Afirmando que o estado de saúde depende de uma correta observância das leis da natureza, o relatório preconiza hábitos saudáveis de alimentação natural, respiração, higiene e práticas de pensamento que levem ao crescimento interior. No âmbito social, prega a formação de agentes de saúde alternativa para atuação na comunidade, a criação de uma central de informações para coleta das diferentes técnicas populares de cura existentes no Brasil e a difusão destas técnicas através de pacotes culturais oferecidos a instituições governamentais, empresas e grupos comunitários.

GT de Educação. No grupo, o professor Octávio Ulysséa, que mais tarde fundaria a Faculdade Espírita de Curitiba.
Educação
Com a afirmação de que o conhecimento deve ser uma síntese da ciência, da arte, da filosofia e da religião, o grupo enfatiza o papel da escola como centro de geração, e não apenas de repasse de saber. A didática deve ser estruturada para eliminar o Ego e unificar o movimento alternativo. O conhecimento técnico-científico gerado pelas práticas alternativas deve ser coletado e organizado por um centro a ser criado para este fim. O relatório defende ainda uma educação esclarecedora dos momentos que passamos, levando em conta todas as indicações de que a sociedade vive, hoje, um momento de crise e de fim de um ciclo.
Agrotóxicos
No mais técnico de todos os documentos do Encontro, o grupo identificou três causas para a sucessão de mortes de agricultores e envenenamento de consumidores provocados por agrotóxicos: a falta de conhecimento de técnicas agrícolas suaves, o desconhecimento das verdadeiras causas das pragas e doenças vegetais e a facilidade de aquisição de produtos tóxicos. Como soluções, enumera uma extensa lista de sugestões, que vão desde a proibição de venda de agrotóxicos sem receituário agronômico, com punições previstas em código penal nos casos de descumprimento, até a inclusão da questão ambiental na pauta da Constituinte.
Cooperativismo

A defesa do cooperativismo sempre esteve presente nos ENCAS. Em 1984, no encontro de São Lourenço, a equipe da COOVIDA, do Rio de Janeiro, estende a faixa com apoio de membros de comunidades da região de Visconde de Mauá.
Os representantes de cinco cooperativas ecológicas afirmaram que o cooperativismo e o alternativismo pressupõem a cooperação entre todos os homens, sem distinções, irmanados num movimento econômico e social que vise à manutenção material com o mínimo indispensável: “É a cooperação, e não a competição imposta pelo delírio consumista, que permite a evolução dos seres humanos. As cooperativas reciclam todos os materiais, inclusive o lixo (lixo é luxo!). O trabalho deve ser autogestionado, comunitário, com funções rotativas, e pressupõe a responsabilidade participativa e democrática. O trabalho manual tem o mesmo valor do intelectual quando há rotatividade nas funções.” O relatório defende ainda o resgate das culturas locais através de pesquisas e experimentações constantes, assim como a eliminação do ICM que incide sobre o ato cooperativo. E termina dizendo que “a economia cooperativista abomina as práticas capitalistas onde o homem é mero objetivo para a acumulação do capital. No cooperativismo, o homem é sujeito de sua história e o trabalho e a natureza são valores reais”.
Meio Ambiente
As 25 entidades representadas aprovaram a elaboração de uma pauta provisória para o I Encontro Nacional de Entidades Ecologistas Não Governamentais, a realizar-se em Belo Horizonte em abril de 1986. Os itens mais importantes são a discussão da forma de organização e luta do movimento ecológico, a participação dos ecologistas na Constituinte, a problemática da forma de partido, a crítica ao modelo sócio-econômico do país e o papel da imprensa e das redes de informação como canais do movimento. Decidiu-se também a criação do boletim nacional, cuja primeira edição está na matéria Conjuntura ambientalista em 1985.
Imprensa Alternativa
As dificuldades de distribuição e a desarticulação entre os diversos órgãos de imprensa alternativa foram os dois maiores problemas identificados pelos representantes de onze diferentes publicações. Diversas ações foram sugeridas, com destaque para a atuação dos jornalistas alternativos como intermediários entre as propostas alternativas e os meios de comunicação de massa, a criação de rádios-pirata voltadas para a conscientização ecológica, a organização de um núcleo de informações com utilização de processamento eletrônico de dados e de uma rede nacional de rádio amador para agilização, a baixo custo, da troca de informações.
O que aconteceu depois
Salvo engano, o I Encontro Nacional de Entidades Ecologistas Não Governamentais, marcado para 1986, não chegou a acontecer. Contudo, a Constituição de 1988 e a legislação posterior representaram significativos avanços na legislação ambiental (O Brasil tem hoje uma legislação razoável, se bem que raramente cumprida). Quanto à imprensa alternativa, transferiu-se em massa para a internet, muito mais barata e eficaz.
O professor Octávio Ulysséa, que coordenou o GT de Educação, fundou mais tarde a Faculdade Espírita de Curitiba e faleceu em 11.6.2009, deixando um importante legado para a história da educação com enfoque holístico e transdisciplinar.
Buongiorno a Tutti, mi sono appena istticra. Seguo da alcuni mesi le attivite0 di Alternativa e gli interventi di Giulietto Chiesa, che stimo moltissimo, e mi trovo in sintonia con lo stile, gli obiettivi, i contenuti di questa nuova realte0. Sento l’esigenza di partecipare attivamente alla storia e alla vita del nostro Paese: non amo la politica come l’ho consociuta fin qui, ma non mi e8 consentito dare il mio contributo con la mia arte e con il mio lavoro, e questo mi offende come cittadina e come persona. Sono una precaria all’ennesima potenza: come musicista (cantante lirica) gie0 dal 2004 ho risentito gravemente insieme a tutti i miei colleghi dei tagli pesantissimi e progressivi al FUS (Fondo Unico per lo Spettacolo) oggi in pratica ormai inesistente, e avendo cercato di entrare nell’insegnamento (laureata in Lettere insegno alle medie), trovandomi al fondo delle graduatorie di terza fascia ho difficolte0 notevoli a lavorare, specialmente dopo la riforma Gelmini. Ho deciso di iscrivermi per conoscere pif9 da vicino e dall’interno Alternativa, verificare se e8 l’ambiente in cui posso incontrare persone che come me desiderano costruire percorsi nuovi e nuovi tipi di relazioni che possano cambiare in meglio la nostra societe0. Spero di potervi incontrare presto. Un saluto
OLA… TD BEM?
GOSTARIA DE SABER SE VCS SABEM AONDE SERA O ENCA DESSE ANO. E COMO FACO PARA PARTICIPAR.
AGUARDO UMA RESPOSTA.
OBRIGADO
oi bom dia tenho muita vontade de saber como é a vida ai almejo um dia mudar de vida espero resposta