A 15ª edição da Vivência da Primavera, em 2005, teve como tema Tempo de Sinais, Sinais dos Tempos. Seis palestrantes abordaram a partir de vários enfoques a crise ambiental que vem provocando fenômenos como o furacão Katrina nos Estados Unidos e as incontroláveis queimadas da floresta amazônica. Por mais crítico que seja o quadro, os palestrantes – entre eles o jornalista André Trigueiro (foto) – mostraram que ainda existem alternativas, desde que cada um assuma sua parte: para sair da rota do perigo, precisamos de uma drástica mudança de valores, hábitos de consumo e forma de relacionamento com o ambiente natural.
Vivência da Primavera 2005 – Tempo de Sinais, Sinais dos Tempos
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, 14 de outubro:
19h30 – Abertura – Celi Bomfim, presidente da CFA
19h45 – Sinais de esperança: a construção de uma nova consciência – Enquanto a civilização do desperdício caminha para um beco sem saída, dezenas de grupos já vêm criando alternativas e provando que elas funcionam. Com Waldemar Falcão, editor e autor do livro “Encontros com Médiuns Notáveis”.
Sábado, 15 de outubro
10h – O Jogo da Gentileza Planetária – Participe deste divertido exercício e descubra como você pode, sem sair de casa, ajudar a reverter os problemas ambientais que nós mesmos causamos. Com Maristela Pessoa, designer, e Cláudia Thaumaturgo, arquiteta, especializadas em projetos de reciclagem e diretoras da ONG Santa Sucata.
11h – Civilização em crise e o papel da arte no resgate da cidadania e da dignidade. A importância da expressão artística na obra de C. G. Jung. Com a artista plástica e astróloga Martha Pires Ferreira, que foi colaboradora da conhecida médica Nise da Silveira, criadora do Museu de Imagens do Inconsciente, que faria 100 anos em 2005.
12h30 – Intervalo
14h – Sinais da Terra – A moderna agroindústria, com seus transgênicos e venenos químicos, é perigosa para a saúde do consumidor e para o ecossistema. Neste aspecto, os povos da floresta ainda têm muito a nos ensinar. Com Douglas Carrara, antropólogo, autor do livro “Possangaba, o Pensamento Médico Popular” e professor de Botânica e Fitoterapia.
15h30 – Nosso estilo de vida, nossa sentença de morte! – em busca do mundo sustentável. Nosso estilo de vida está determinando mudanças que ameaçam a qualidade de vida e levam ao colapso dos recursos naturais – o que contribui para o quadro atual, de crise ambiental sem precedentes. Com André Trigueiro, jornalista (Globonews e CBN), ambientalista, escritor e professor de jornalismo ambiental. (foto: reprodução do site www.centroespiritafxs.com.br).
17h – Sinais do céu: Planeta X, Brasil e a Ecologia no Novo Milênio. O recente descobrimento de um novo planeta, regente de Libra, vem trazer nova luz à necessidade de equilíbrio do ser humano com o meio ambiente. Em nosso país lutamos com tendências que herdamos desde o tempo da chegada das caravelas de Cabral. Com Antonio Carlos Harres (Bola), astrólogo especializado em astrologia mundial e jornalista.
Deixe um comentário