O trabalho do dia-a-dia não precisa ser apenas uma experiência de alienação, onde o único objetivo é obter meios de subsistência. Trabalho também pode ser criativo e gratificante: essa foi a proposta do 12º EcoArraial, que aconteceu em 7 de julho de 2007. Uma das oficinas que atraíram interesse foi a de Fitoterapia, conduzida pelo farmacêutico Indaleto Vianna e assistida por gente como a ex-professora da UFF Regina Pereira (foto).
Um bom exemplo de como a proposta lúdica pode andar de braço dado com o foco econômico foi a oficina do artista plástico Sérgio Cézar, cujo trabalho ficou conhecido nacionalmente através da novela Duas Caras, da Rede Globo: é dele a favela miniaturizada em papelão e outros objetos reciclados que aparecia diariamente na abertura daquela obra. O trabalho de Sérgio Cézar se caracteriza exatamente pelo uso da arte como processo de agregação de valor a materiais já considerados sem qualquer valor econômico: lixo, embalagens usadas, restos de material de construção etc.
Através da reciclagem de refugos e da representação da própria realidade do artista, o trabalho permite um processo de ressignificação existencial que contribui para a socialização de quem já sentia excluído da sociedade. Por isso, Sérgio Cézar trabalha habitualmente com um público-alvo considerado “difícil”: os artesãos que recebem treinamento em seu atelier são, em parte, ex-presidiários, menores infratores e dependentes químicos.
PROGRAMAÇÃO
10h – Transformando seu talento em fonte de receita
O que você sabe fazer? Artesanato? Doces? Digitação? Então participe desta oficina passo a passo para a montagem de uma estratégia de marketing para seus produtos ou serviços.
Coordenação: Fernando Fernandes, jornalista e profissional de RH, com convidados.
10h – [programação paralela] Oficina de fitoterapia e farmácia caseira
Aprenda a reconhecer algumas ervas medicinais de uso comum e a produzir a partir delas a tintura-mãe, xarope, pomada e gel. Você vai ter a chance de botar a mão na massa, em companhia do grupo de pesquisa em ervas medicinais da CFA.
Coordenação: Indaleto Nogueira Vianna, farmacêutico, com experiência em projetos de plantas medicinais.
12:30h – Almoço
14h – O jogo das atitudes saudáveis
Um divertido exercício de grupo através do qual você vai descobrir como suas atitudes mentais diante dos problemas do dia-a-dia podem fazer a diferença entre a doença e a saúde.
Com Roseane Debatin, professora de neurofisiologia e médica homeopata, acupunturista e ortomolecular.
14h [programação paralela] – Oficina de pintura em camiseta
Experimente uma atividade alternativa que, além de divertida, também pode gerar receita. Ao término, o participante levará a camiseta.
Com Sérgio Cézar, artista plástico voltado para reciclagem, com enfoque ambiental e social. Mantém atelier em Laranjeiras e tem experiência com dependentes químicos e egressos do sistema carcerário.
16h – Arraial das crianças e atividades de lazer
Deixe um comentário