A segunda Vivência da Primavera, em 1991, recebeu o nome de Vivência do Corpo, Mente e Espírito e contou com uma variada programação onde as discussões sobre agricultura orgânica tiveram destaque especial.
Vivência da Primavera 1991 – Corpo, Mente e Espírito – I
PROGRAMAÇÃO
Técnicas de Compostagem – com Júlio César Perruso, agrônomo formado pela UFRRJ. Tem experiência em controle biológico de pragas, assim como em compostagem e produção de húmus de minhoca. Deu cursos na CFA.
Painel de Homeopatia – com Luiz Olympio Guillon, médico homeopata de orientação unicista e membro titular do Instituto Hahnemanniano, e Édson Carpes, médico psiquiatra e homeopata, introdutor de alguns projetos-piloto de utilização de medicinas alternativas em hospitais e postos de saúde da rede pública.
Kirliangrafia – com Enadir Silveira Tripoli, pedagoga e psicóloga com mestrado em Psicologia da Personalidade. Especialista em interpretação de fotos da aura humana com a máquina Kirlian.
Fitoterapia – com Douglas Carrara, antropólogo com extenso trabalho de pesquisa na área de medicina popular. Editor independente e desenvolvedor do primeiro software brasileiro de cruzamento de dados para prescrição de fitoterápicos.
Os Quatro Elementos na Astrologia e nos Cultos Afrobrasileiros – com Fernando Fernandes, jornalista, astrólogo e ambientalista.
Cooperativismo – com Marcelo Brito, técnico em Cibernética Social e um dos fundadores da Multicoop, que presta serviços de consultoria na área de cooperativas.
Agricultura Orgânica – com Antonio Lago (Tuíka), engenheiro químico, co-fundador e presidente da Coonatura, cooperativa voltada para a produção e comercialização de alimentos orgânicos. Co-autor do livro O que é Ecologia (Brasiliense) e participante ativo do movimento ambientalista e da Associação Brasileira de Comunidades Alternativas.
Com Lúcia Baronto, arte-educadora formada pela Escola de Belas Artes da UFRJ, com trinta anos de experiência, oito dos quais ao lado da educadora Henriete Amado, na fase pioneira do Colégio André Maurois, nos anos sessenta. Foi professora da Escola de Música da Uni-Rio.
Lidando com o usuário de drogas – com Maria Fernanda Basseres, médica, trabalhando com pesquisa e prevenção do uso de drogas do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (NEPAD) da UERJ.
com Guta (Maria Augusta), desenhista industrial e coordenadora de trabalhos de dinâmica de grupo e expressão artística para crianças atendidas pelos projetos sociais da CFA.
Tarô e símbolo – com Cláudio Miklos, artista plástico de tendência surrealista e tarólogo, utilizando o tarô de Marselha como recurso de análise psicológica e simbólica.
Tai-Chi – aula prática com Roberto Neves, instrutor de Tai-Chi, apicultor e massagista de Koho Shiatsu.
com Márcio Luiz, ator profissional e diretor teatral, criador dos projetos Teatro-Vida (1983) e Teatro-Raízes (1987), através dos quais desenvolveu a técnica do teatro-debate que percorreu, durante anos, falculdades, favelas, hospitais, associações de moradores etc.
Runas – com Bárbara Duque, arquiteta, artista plástica, artesã e pesquisadora de mitologia nórdica e oráculos.
com Ademar Freire da Silva, instrutor de Tai-Chi formado na linha adotada pelo Mestre Shan Kuei (SP).
Alongamento Corporal – aula prática com Álvaro Quelhas, professor de Educação Física e árbitro de futebol profissional, adepto da técnica de alongamento como recurso de conscientização corporal.