Perguntas e Respostas
SETEMBRO.2003  

OBSERVAÇÃO INICIAL

Seguindo a ordem de chegada e mantendo a linha de respostas sobre questionamentos que possam esclarecer a mais de uma única pessoa, eis a nova remessa. Neste mês de setembro contamos com a colaboração especial de Júnia Caetano numa resposta enviada diretamente a ela. Aproveitamos para dar a dica ao leitor de dois eventos no Rio de Janeiro: em 27 e 28 de setembro teremos os workshops: "Mulheres Apaixonadas - A Tradução Astrológica" e "A Parte (Roda) da Fortuna - Vocação e Interpretação no Mapa", no Rio de Janeiro. Dê uma olhadinha na agenda para saber como fazer a inscrição e participar.

Carlos Hollanda


Pseudônimo: Lala.

Júnia achei super interessante seu artigo sobre Júpiter em Virgem (ver índice de artigos anteriores), foi realmente iluminador! Mas pensando um pouco na relação de eixo (principalmente em se tratando de doença/saúde), como se expressa nesse contexto a energia de Peixes, recebendo a visita de Marte, e Netuno "passeando" em Aquário? Cabe aí a observação (prática) de uma consciência vibracional ou isso seria em outro contexto? Obrigada - Lala

Resposta: Júnia Caetano

Lala, Que bom que tenha gostado! Sem dúvida que qualquer planeta por trânsito vem contribuir com sua própria vibração dinamizando o signo que visita.

No caso de Marte em peixes, dois pontos são particularmente potencializados: a saúde emocional/psíquica (peixes/casa XII) e a energia sexual (Marte). Acredito que possa , coletivamente (e subjetivamente), mexer com a fantasia e motivação sexual das pessoas, e Urano ajudando a liberar muito do ranço da era pisciana que trazia a culpa em relação à sexualidade. Marte e Urano juntos podem promover tanto a liberação quanto a perversão.
Por isso que esse movimento retrógrado (até 27 /09) pode ser muito útil nesse processo de "descarga psíquica", por estar ali junto com Urano mexendo com padrões do inconsciente.
Quanto a visita de netuno em Aquário, segue um trecho de um texto meu referente á esse trânsito , que pode ser lido na íntegra na revista Constelar sob o título "Os alquimistas estão aqui" :


E como estarão as coisas quase ao mesmo tempo com Netuno, planeta de sexto raio, visitando Aquário, signo de quinto raio - conhecimento concreto? Um planeta de devoção espiritual no signo da ciência pode trazer os "cientistas espirituais", que unem a física e a metafísica, a química e a alquimia, a síntese, o holístico.

Com o câmbio de domicílio destes planetas, podem ocorrer duas situações extremas, tanto a licenciosidade em nome de tudo que é sagrado, como um severo sectarismo que não deixa nada a desejar aos tempos inquisidores.

O lado exclusivista do sexto raio (Netuno) pode atuar com muita força no signo de Aquário, como " fanatismo científico", ou seja, excessos respaldados pela ética moral e científica em nome do progresso; o lado perigoso disso pode ser ilustrado pela infiltração dos alimentos transgênicos (alterados geneticamente) e que podem trazer sérias alterações nos passos evolutivos da raça humana. Netuno rege tudo o que altera nosso estado de consciência, e pode crescer o interesse por grupos espirituais que pratiquem rituais em que se faça o uso de plantas de poder. Os grupos de orações, que de fato tenham sua vida interna orientada para o serviço, podem alcançar uma dinâmica extraordinária durante este trânsito.

Não sei exatamente o que vc quer dizer com consciência vibracional, mas onde Marte transita ele ativa, estimula, agita e aquece. Em peixes e em oposição a Júpiter pode estar solicitando de nós nossa força Hercúlea, mas não para as algazarras, ou disputas de ego ou de territórios pessoais, e nem mesmo para que nos atiremos na linha de frente; penso que seja um momento de sabermos orientar a energia para a função certa e aproveitar a força desse ângulo de 180° entre esses dois planetas; Marte e Júpiter juntos, do ponto de vista da alma, representam uma poderosa combinação, a do "guerreiro espiritual"; é coragem e idealismo juntos.


Nome: Lucia Lima

Olá senhor Carlos. Eu gostaria de saber porque a minha sétima casa do meu mapa astral se encontra vazia e só com o signo de Sagitário. O que significa isso?

Resposta: Carlos Hollanda

Lúcia, o fato de uma ou mais casas do mapa astrológico estarem vazias é bastante comum. Isso se deve a diversos fatores, entre eles o fato de que os planetas transitam em velocidades diferentes, o que pode fazer com que eles fiquem distribuídos no céu de maneira muito particular de época para época. Se tomarmos, por exemplo, o mapa de uma pessoa que nasceu durante o aglomerado de planetas (stellium) que houve em fevereiro do ano 2000 no signo de Aquário, em seu mapa várias casas estarão vazias. Nesse caso em especial ficarão vazias as que estiverem com a extremidade (cúspide) em Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, e, em certos casos, também em Escorpião. Muitas vezes uma casa do mapa fica vazia em função do nascimento em altas latitudes, o que, dependendo do sistema de cálculo de casas (sistema de domificação) utilizado pelo astrólogo, pode variar. Quem nasce em altas latitudes, com o mapa calculado em alguns desses sistemas, pode ter casas tão amplas que envolvam um ou até quase dois signos de uma só vez (gerando os chamados "signos interceptados"). Nesses mesmos mapas pode-se encontrar casas astrológicas pequeninas, com poucos graus de arco.

Quanto ao signo de Sagitário em sua sétima casa, vale dizer que embora uma casa possa estar vazia de planetas ela, nem de longe, está vazia de significados ou deixa de ter relação indireta com o restante do mapa. Considere a posição do planeta regente do signo que se encontra na cúspide da casa "vazia" e as relações angulares que esse planeta faz com os planetas, enfim, com o restante do mapa. Sagitário é regido por Júpiter. Júpiter, portanto, é o planeta dispositor de sua sétima casa. O signo onde ele estiver, bem como a casa e também os planetas com os quais ele mantém algum tipo de contato (através dos aspectos astrológicos) fornecem uma boa gama de interpretações pertinetes àquela casa. Ter uma casa do mapa vazia de planetas não quer dizer que se deixará de ter as experiências a ela relacionadas. No mapa astrológico nada está desligado do restante. Tudo o que vemos no desenho do mapa faz parte de um complexo que se interrelaciona todo o tempo.


Nome: Elisabeth

Querido astrólogo, Vou dividir minha pergunta em duas, mas as respostas estão relacionadas, ok? Pergunta 1: Minha Vênus não faz aspecto com nenhum planeta. Sou menos emotiva e menos sexual por causa disso? Pergunta 2: Meu Marte está em Câncer e isto me torna mais fraca? Ambos estão na casa 12. O que você pode me falar sobre isso? Estou ficando preocupada porque ainda sou solteira.

Resposta: Carlos Hollanda

Resposta 1: NÃO. Um planeta não fazer aspecto com algum outro fator do mapa não significa que ele deixe de representar algo que é inerente ao ser humano. Emotividade e sensualidade são atributos humanos, mesmo que culturalmente sejamos treinados para identificar num tipo específico de sensualidade e de expressão emocional os únicos que existem. Astrologicamente falando, Vênus pode representar diversos tipos de sensualidade e sedução de acordo com o signo em que se encontra e de acordo com os aspectos astrológicos que mantém com os demais fatores (planetas, Ascendente, Meio do Céu, nodos, Parte da Fortuna etc.). Mas convém detalhar uma coisa: Vênus não seria um fator tão apropriado para designar a idéia de emotividade. Sensibilidade e estesia (sentimento do belo) necessidade de satisfação carnal e perceptiva num nível diferente do meramente orgânico sim, são atributos ligados ao simbolismo de Vênus. Já quando falamos de emotividade estamos mais próximos dos atributos da Lua, na astrologia. Note que você usou o termo "sexual". Embora Vênus seja um fator ligado ao processo que leva ao despertar do desejo, podemos dizer que, ao invés de ser a idéia de atividade sexual propriamente dita, ela está mais próxima da idéia de objeto que irá garantir a satisfação da libido, coisa bastante ligada a uma conjugação dos atributos venusianos com os marciais, daí sua pergunta número 2.

Resposta 2: NÃO. O fato de ter Marte num signo incompatível com sua natureza ígnea não faz com que um indivíduo deixe de ter agressividade, vontade de superar obstáculos ou ter medo de tudo. Como a agressividade também é um atributo humano que não pode ser eliminado (nem se deveria pensar nisso - ele pode ser direcionado, aproveitado, usado etc.), a posição e as condições de Marte num mapa indicam o modo como lidamos com essa agressividade e como tendemos a nos fazer valer da mesma para nos impormos como indivíduos dignos de respeito. É certo que muitas pessoas com características não muito favoráveis com seu Marte sentirão dificuldades para impor sua própria identidade e para construir a própria autonomia, mas isso não é parâmetro para classificá-las como "fracas". Elas apenas têm um modo muito particular de fazê-lo e podem engendrar inconscientemente situações críticas que as façam tomar consciência de seu potencial agressivo, como fazer, sem perceber, com que outros as agridam com palavras, gestos ou mesmo com injúrias físicas a ponto de não lhes restar outra opção senão reagir à altura. Aí elas costumam descobrir seus potenciais.


data: 23/7/2003
Nome: Isa

Olá, peço que coloque no site os significados gerais dos signos, nas casas, e dos planetas na casa, se for possivel. Minha pergunta se relaciona ao fato de que estou perdendo a paciência muito fácil e ando irritadiça. Isso tem alguma relação com algum trânsito? Se sim, qual transito que pode ser e de que forma lidar melhor com esse conflito? Agradecida.

Resposta: Carlos Hollanda

Isa, as descrições sobre planetas nos signos e casas do mapa natal encontram-se em cursos da Escola Astroletiva e são apresentados de uma forma didática, fácil de aprender, com exercícios de aplicação e orientação dos instrutores especializados. Descrições decentes e bem elaboradas disso são por demais extensas e o número de combinações é grande demais para colocarmos no site. Assim, indico-lhe os cursos para uma compreensão sistemática e mais aprofundada desses significados. isso depende muito das configurações de seu mapa de nascimento. No entanto, é muito comum que trânsitos como o de Marte sobre pontos importantes do mapa acentuem a agressividade e a impaciência. Idem quanto a Urano. Por pontos importantes do mapa, entenda-se o Ascendente, o Meio do Céu, o Sol, a Lua, um aglomerado de planetas, pontos envolvidos em configurações astrológicas tensas como uma Grande Quadratura. Isso apenas como exemplo. Você também pode estar sentindo algo que pode ser identificado na progressão secundária, como a Lua conjunta a Urano, a Marte, em quadratura ou oposição com os mesmos. Igualmente, pode estar com esses planetas muito enfáticos em sua atual revolução solar. Como lidar com isso varia de pessoa para pessoa, mas talvez seja um bom conselho tentar dar, sempre que possível, uma segunda chance aos outros, além de tentar descarregar a raiva de um modo que não cause injúrias a terceiros. Como? uma boa forma é praticar esportes. Outra é isolar-se um pouco, chorar, morder o travesseiro, socar (a parede ou o travesseiro) berrar sozinha em algum lugar isolado, escrever desaforos e depois queimar. Enfim, estas são formas de aliviar um pouco da tensão. Contudo, é óbvio que isso não é resolver de todo o problema. Isso apenas reduz a quantidade de estresse. O melhor é aprender a confrontar as situações conflitantes sem tentar esganar o oponente. Confronte seus medos, suas insatisfações, inseguranças e não minta para si mesma quanto ao que realmente sente.


Nome: Rubens

Cumprimentos a todos do site. Gostaria gostaria que vocês me dessem uma definição sobre
"progresões conversas" ou "Pré natais", é certo , por exemplo que se utilizam para comentar sobre fatos passados? Como funcionaria na prática em relação ao tema progredido de alguém? agradeceria muito a vocês a resposta, pois estou pesquisando e seria de grande valia para mim.

Resposta: Carlos Hollanda

Rubens, esse é um assunto extensamente abordado no curso sobre "Progressões Secundárias e Arcos Solares" da Escola Astroletiva. Na verdade a progressão conversa, ao menos dentro da linha com a qual atuo, serve apenas como uma outra técnica, algo a mais que reitera o que as demais técnicas de prognóstico em astrologia apontam. Não fala sobre fatos passados, a menos que alguém resolva adotar uma linha de interpretação que diga que ela tem a ver com vidas passadas. Lido com isso e o máximo que vejo nada mais é que uma técnica que indica circunstâncias que estão ocorrendo na vida atual. Funciona, desde que o praticante a esteja usando dentro de um modelo de interpretação compatível com a técnica. Eu particularmente prefiro conjugar progressões secundárias (normais) com trânsitos e revoluções solares. Os resultados em termos de interpretação de previsões são excelentes.


Nome: Luiza

Oi Carlos! Gostaria de saber onde encontro a revista Stars*Talk. Moro em Porto Alegre e por aqui ninguém ouviu falar nela. Se você pudesse me informar quem é o distribuidor, ficaria muito grata. Obrigada!

Resposta: Carlos Hollanda

Oi, Luiza. A revista Stars*Talk pode ser encomendada diretamente com sua editora, Lizzie Rodrigues, pelo e-mail: lizzierodrigues@superig.com.br. Espero que vocês aí no Sul consigam a revista, porque ela tem andado imperdível.


Pseudônimo: Sam Ur

Queria saber qual seria o significado astrológico do novo astro transplutoniano (possível novo
planeta) que recebeu o nome provisório de Quaoar, A energia ou influência dele teria relação com o mito de Prosérpina? Ficaria agradecido pela atenção.

Resposta: Carlos Hollanda

Sam, sairá um artigo sobre o Quaoar em breve na revista Constelar. E segundo o que conta o editor, Fernando Fernandes, é bastante profundo e esclarecedor. Prefiro deixar a resposta para o(a) autor(a).


Pseudônimo: Moma

Gostaria de saber o significado da revolução solar na astrologia. Moma: 23/06/1969 às 04:20. RJ

Resposta: Carlos Hollanda

Prezado(a) Moma, a revolução solar é uma das várias técnicas de prognóstico utilizadas pelos astrólogos para que possam decodificar as prováveis circunstâncias que vão-se desenvolvendo ao longo do tempo. No caso da revolução solar, esse tempo se reduz a um ano. A técnica consiste em calcular um mapa para a o momento em que o Sol, em seu trânsito anual, atinge o grau e o minuto em que se encontrava no momento do nascimento de uma pessoa. O mapa dali extraído pode ser interpretado como uma característica do indivíduo durante aqueles doze meses. A revolução solar é uma técnica utilizada desde o século XVIII a partir do astrólogo Morin de Vilefranche (Morinus) e é, juntamente com trânsitos e progressões, uma das melhores formas de identificar o modo como as coisas tendem a se desenrolar. A técnica também é bastante explorada, com exercícios e descrições com mapas de exemplo, no curso de mesmo nome da Escola Astroletiva.


Nome: Gustavo Bedano

Carlos Hollanda, queria saber mais o que você acha da astrometeorologia, se é realmente é verdadeira e pode indicar as tendências da previsão do tempo. Preciso de informações e
opiniões. Aguardo respostas

Resposta: Carlos Hollanda

Gustavo, as técnicas pertinentes à astrometeorologia são muito pouco exploradas. Eu mesmo não trabalho com esta faceta da astrologia, pois não sei até onde ela pode ser válida. Pode ser verdadeira sob muitos pontos de vista, já que a astrologia é um campo de conhecimento muito vasto e sua premissa de correspondência ("assim como é em cima, é embaixo) permite que ela seja observada também no nível dos fenômenos atmosféricos. Há um artigo na revista Constelar a esse respeito que pode elucidar melhor o problema.


Nome: Roberto

Qual o signo mais forte?

Resposta: Carlos Hollanda

Robertíssimo! Sua pergunta é a mais curta de todas, mas a que creio ser mais importante do ponto de vista da missão desta página: o esclarecimento dos leitores, sejam eles leigos ou profissionais. Não existe signo mais "forte" ou mais "fraco". Não existe signo mais ou menos importante. Todos fazem parte de um conjunto indissociável. Todavia, você pode estar usando o termo "forte" sob diversas conotações. Se for a de "genioso", isto é "agressivo", talvez tenhamos em Áries e em Escorpião, uma resposta. E digo "talvez", porque quando vamos operar uma combinação de fatores existentes no mapa de uma pessoa, logo vemos que o signo solar (o que comumente se denomina "meu signo") não é a única coisa a ser considerada. O signo solar é um entre vários outros fatores que se combinam entre si e formam um discurso interpretativo que resulta na personalidade do indivíduo, os tipos de circunstâncias nas quais ele tende a se inserir e tudo o mais.

Se você se refere a "forte" como o signo mais "resistente", mais "capaz de suportar dores", "mágoas", "decepções", aí a coisa complica, porque qualquer ser humano pode ser capaz de suportar tudo isso com a força de um herói, de acordo com a época, a educação, a forma como vê o mundo, com o momento pessoal que está vivenciando. Até mesmo os piscianos, tantas vezes tidos como os mais sofridos, podem ser resistentes o suficiente para serem considerados fortes. Nesse ponto não há um padrão. Estamos falando de seres humanos. Seres humanos têm em si todos os arquétipos mesclados, ora prevalecendo um, ora outro. E como arquétipos são características puras, não é possível a um ser humano assemelhar-se a um único sem a interferência de todos os outros. E se o faz, ele pode estar sofrendo de alguma patologia, ao identificar-se demasiadamente com um único aspecto de seu ser.

Por último, se você usa o termo "forte" na acepção simbólica, temos em Touro o animal mais forte do zodíaco. Isso, no entanto, não faz de todos os taurinos necessariamente pessoas com força maior, com resistência maior literalmente falando. Sem dúvida há uma tendência a vermos certos taurinos rechonchudos, quase cúbicos e "socadinhos", pelo fato de tenderem à economia de energia, e em termos orgânicos isso significa acumular mais do que gastar. Na Idade Média essa coisa da força física para os taurinos até que fazia sentido. O camponês sedentário muitas vezes era fisicamente mais corpulento (quando não estava sujeito às pestes e às grandes alterações climáticas) e resistente do que soldados. O motivo: ele se exercitava bastante ao cuidar do plantio e dos animais e se alimentava relativamente bem com relativa constância. Já um soldado (me remetendo ao arquétipo ariano) ao voltar de um campo de batalha podia estar exaurido e com sua reserva de calorias esgotadas pelo esforço e pela baixa reposição de gorduras, açúcares, etc. Assim, o que quero dizer é que essa coisa de "signo mais forte" é algo vindo do senso comum, está completamente fora do escopo dos estudos de astrologia e de fato não diz muita coisa (ou nada). Como sempre, o ideal é ou o estudo orientado da astrologia ou fazer o mapa astrológico com um astrólogo profissional. Isso sim será muito mais esclarecedor do que aquilo que as revistinhas mais populares sobre artistas da moda costumam dizer.

Um abraço a todos,
Carlos Hollanda


Volta para o topo