As Bandeiras e o céu
dos Estados Brasileiros

Por Benedito José Paccanaro
 
História, imagem e narrativas:
Uma nova proposta e uma leitura plural para fontes visuais e representações literárias

Nossa revista é uma iniciativa que visa difundir e incentivar estudos interdisciplinares, com enfoque no uso de imagens como fontes históricas e suas diversas potencialidades narrativas (...) Leia mais
 
ACRE - a bandeira deste estado brasileiro é dividida em duas partes, sendo que no canto superior esquerdo está a chamada “estrela solitária”, que representa o sinal de luz que guiou os defensores da incorporação do Acre ao Brasil.

AMAZONAS – dentro de um retângulo azul (cor do céu) estão 25 estrelas brancas que representam os municípios que compunham o território em 04 de agosto de 1897. Sendo que a estrela maior representa a capital, Manaus.

ESPÍRITO SANTO
– a cor rosa não costuma aparecer em bandeiras, porém foi escolhida para representar as luzes que são emitidas pelo céu capixaba.

GOIÁS – um retângulo azul, representando o céu, tem 5 estrelas – a constelação do Cruzeiro do Sul, a que mais sobressai nos céus de Goiás.

MARANHÃO – o quadrado azul no canto superior esquerdo lembram o céu, e a estrela, o estado.

MATO GROSSO – a cor azul representa o céu de Mato Grosso e a estrela simboliza o estado.

MATO GROSSO DO SUL – a estrela dourada representa o estado no céu (a cor azul).

PARÁ – uma faixa branca sugere um cinto planetário representando o zodíaco, e a estrela azul simboliza a constelação de Virgem.

PARANÁ
– dentro de um retângulo verde, há uma faixa branca e uma esfera azul que representa a constelação do Cruzeiro do Sul na posição em que se encontrava em 29 de agosto de 1853, quando a província do Paraná foi criada.

PERNAMBUCO – o arco-íris indica o começo de uma nova era, a estrela amarela na parte superior é o estado de Pernambuco, iluminado pelo sol do futuro; significa também que os pernambucanos são filhos sol e vivem sob sua influência.

PIAUÍ – o retângulo azul representa o céu, com uma estrela que simboliza o estado.

RONDÔNIA - a estrela simboliza o novo estado brilhando nos céus da União (representado pela cor azul).

RORAIMA – três faixas transversais nas cores azul representam o céu, no centro uma estrela amarelo-ouro representa as riquezas minerais. A faixa vermelha representa a linha do Equador.

SANTA CATARINA – a estrela representa a integração dos municípios do estado.

SÃO PAULO – no retângulo vermelho, na parte superior esquerda, está inscrito o mapa do Brasil e 4 estrelas representando a constelação do Cruzeiro do Sul.

SERGIPE – inicialmente concebida com 4 estrelas num retângulo azul, sendo acrescentada uma quinta, e as estrelas passaram a representar os principais rios do estado (Aracaju, São Francisco, Real, Vaza-Barris e Japaratuba). Em 1951, a bandeira sergipana sofreu alteração, o retângulo passou a ter 42 estrelas, representativas de todos os municípios, porém no ano seguinte voltou a ter apenas 5 estrelas.

TOCANTINS – sobre uma barra branca, que representa a paz, há um sol amarelo-ouro com 8 pontas maiores e 16 menores, iluminando com seus raios o novo estado.

Constelar - Última edição Astroletiva

História, imagem e narrativas:
Uma nova proposta e uma leitura plural para fontes visuais e representações literárias
Nossa revista é uma iniciativa que visa difundir e incentivar estudos interdisciplinares, com enfoque no uso de imagens como fontes históricas e suas diversas potencialidades narrativas (...) Leia mais

 

 

| Topo |Índice dos artigos | Astro-Síntese | Contos & Cia. | Arte & Cia. |